Padrão de Implantação

Vizzoo

1. Fluxo do processo de cartões

O processo para a implantação da solução de Gestão de Cartões completa depende do recebimento de arquivos de 3 partes envolvidas, sendo elas: estabelecimento, operadora e bancos, para que então a aplicação processe todos os dados envolvidos e demonstre, ou no ambiente web ou nas baixas encaminhadas, todas as informações recebidas referente a movimentação de cartões de crédito/débito.

2. Funcionalidades

O Vizzoo é uma solução voltada para a conciliação de cartões de crédito/débito. Com ela, é possível verificar as posições financeiras de um ou mais estabelecimentos, revisar as taxas cobradas pelas empresas adquirentes, o montante geral e parcelado do que foi vendido, checar possíveis erros de autenticação e recebimento e registro da operação.

O Vizzoo reúne todas as informações que envolvem as transações por cartão de crédito/débito da sua empresa em um ambiente seguro e transparente.

2.1. Conciliação de vendas

Essa conciliação visa garantir que todas as operações de vendas realizadas no estabelecimento foram devidamente reconhecidas pelas administradoras. Essa conciliação, que envolve apenas dados das vendas, é chamada de Conciliação de Comprovantes com Transações. E ocorre a partir da conciliação entre o log de vendas enviado pelo cliente e o extrato de vendas recebido da(s) operadora(s).

2.2. Conciliação financeira

A conciliação financeira gerencia o entendimento das ocorrências, que são eventos que representam exceções ou mudanças nos dados previstos de vendas e pagamentos. Exemplo: o cancelamento de uma venda que gera um ajuste no crédito a ser recebido pelo estabelecimento.

Deve-se considerar também como ocorrências, débitos como o aluguel de POS, que altera os créditos a ser recebidos. Os dados relativos às ocorrências também são enviados pelas administradoras nos arquivos de extratos e precisam ser tratados pelo estabelecimento. E ocorre a partir da conciliação do extrato de vendas com o extrato financeiro enviado da(s) operadora(s). As conciliações realizadas entregarão ao estabelecimento os dados necessários para entender cada um dos registros efetuados em loja que foram reconhecidos pela administradora e o valor bruto e parcelado de todos os registros de acordo com a natureza e data de pagamento. Será neste momento que sua empresa terá uma previsão de recebimento das vendas de cartões de crédito/débito.

2.3. Conciliação bancária

No 3º Nível, o Vizzoo verifica se foram depositados os valores corretos de acordo com as informações checadas nos 1º e 2º níveis. É nesse nível que as informações são consolidadas. Lembrando que, para termos esta conciliação, devemos receber diariamente na Nexxera o extrato das contas que são domicílios bancários para vendas de cartões.

2.4. Visualização de ajustes/antecipações

Permite acompanhar todos os registros de ajustes que impactam diretamente no pagamento do dia. Esses ajustes podem ser de crédito ou débito e estão relacionados a aluguéis de maquineta, cancelamentos, chargeback, entre outros.

Para maior controle dos pagamentos realizados no dia, sempre que o cliente realizar antecipação do pagamento de uma venda, é demonstrado no portal as parcelas antecipadas e as taxas aplicadas em cada pagamento.

2.5. Cadastro de taxas

Permite realizar a conferência de taxas aplicadas pelas operadoras. É cadastrada às taxas acordadas junto as adquirentes para transações de crédito, débito e voucher, parceladas e a vista. Quando as operadoras reconhecem as vendas, indicando quanto irão pagar em cada uma delas, a ferramenta cruza as informações e consegue mostrar exatamente a porcentagem de taxas aplicadas nos pagamentos a receber, além de demonstrar os valores que estão divergentes do acordado.

2.6. Geração de baixas via web

Permite realizar a solicitação de geração dos relatórios de baixa diretamente no portal. Esse procedimento é importante para que caso concilie algum registro após a geração automática da Baixa, você consiga processar os mesmos, ficando consistente a integração com seu ERP.

2.7. Geração de baixas automatizadas

As baixas são geradas automaticamente pela nossa aplicação, em layout único, e são transmitidas via conectividade, onde o cliente poderá também automatizar no seu ERP a leitura deste arquivo.

3. Premissas de Implantação

Os artefatos a seguir consistem em todas as tarefas necessárias para realizar a implantação do CE em um cliente, desde o preenchimento do Documento de Implantação, até o aceite dado para iniciar o faturamento.

Premissas de Implantação

4. Operadoras homologadas

Operadoras homologadas

5. Bancos homologados

Bancos homologados

6. Usuários

6.1. Administrador

- Possui acesso a criação de novos usuários com perfil 'Cliente';

- Possui acesso a dados de Vendas e Financeiros.

6.2. Cliente

- Possui acesso a dados de Vendas e Financeiros.

Grupo Nexxera, 2020. Todos os direitos reservados.

Somos comprometidos com a sustentabilidade. Para saber mais, conheça o Instituto Nexxera.