Padrão de Implantação

Cobrança Eletrônica

1. Principais funcionalidades

O Portal de Cobrança Eletrônica é um ambiente web onde é possível controlar a carteira de cobrança da empresa. Nele, é possível emitir a 2ª via de títulos, automatizar o envio de boletos por e-mail aos sacados, produzir relatórios sobre a situação dos títulos, estejam eles em aberto, liquidados, rejeitados, vencidos ou protestados, sendo possível também negativar os sacados inadimplentes diretamente no Serasa.

Principais funcionalidades do portal de Cobrança Eletrônica:

  • Emissão e reemissão de boletos em PDF;
  • Avisos por e-mail de boletos para os pagadores;
  • Relatórios de boletos acessados e não acessados pelos pagadores;
  • Extração de relatórios das cobranças em carteira em CSV e TXT;
  • Envio de documentos ao Serasa;
  • Inclusão e alteração de sacados em massa via arquivo;
  • Cadastro manual de pagadores via web (inclusão, alteração, exclusão);
  • Geração de boletos na caixa postal;

2. Premissas de Implantação

Os artefatos a seguir consistem em todas as tarefas necessárias para realizar a implantação do CE em um cliente, desde o preenchimento do Documento de Implantação, até o aceite dado para iniciar o faturamento.

Premissas de Implantação

3. Bancos homologados para troca de arquivos

Bancos homologados para troca de arquivos

¹ Modalidade do portal que permite a visualização da carteira de cobrança (entradas, liquidações, baixas, etc) e emissão de relatórios.

² Modalidade do portal que possui as funções da gestão de carteira e também permite a emissão da 2ª via do boleto em PDF.

4. Bancos homologados para API

A API de boletos é uma nova forma de registro de boletos que está sendo gradualmente disponibilizada pelos principais bancos. Seu diferencial em relação à troca de arquivos é a possibilidade de registrar um boleto e receber a confirmação do banco em poucos segundos, como em uma transação de cartão de crédito. A API de boletos é útil para empresas que precisam fornecer a 2ª via do boleto ao cliente no momento da venda, como lojas virtuais.

Importante: alguns bancos cuja a API está homologada ainda não estão em utilização por nenhum cliente. Caso sua empresa contrate a API para algum banco nesta situação, deve-se aceitar a condição de cliente piloto, onde possíveis bugs ou ajustes serão necessários durante a implementação.

Bancos homologados para API

5. Layouts homologados

Layouts homologados

6. Funcionalidades específicas

6.1. Digitação de boletos e comando de instruções

Digitação de boletos e comando de instruções

6.2. Serasa

O Cobrança Eletrônica permite solicitar ao Serasa a negativação de títulos vencidos diretamente no Portal. Quando o sacado realizar o pagamento do título vencido, a exclusão da negativação também pode ser solicitada pelo Portal.

Observação: para utilizar esta funcionalidade, o cliente deve possuir um convênio ativo com o Serasa.

6.3. Desconto, juros e multa

O portal permite fixar valores padrões para desconto, juros e multa, que podem ser configurados para que sobrescrever ou não os valores informados no arquivo remessa.

Ativo com sobrescrita

  • Se o valor estiver configurado como "ativo com sobrescrita", ele sempre será informado nos boletos, sobrescrevendo qualquer valor que seja enviado no arquivo.

Ativo sem sobrescrita

  • Se o valor estiver configurado como "ativo sem sobrescrita", ele será informado no boleto apenas se o arquivo remessa não possuir a informação. Caso o arquivo remessa possuir o campo preenchido, o boleto terá a informação do arquivo.

7. Usuários

Usuários

8. Formas de acesso aos boletos

Portal do cedente

É o painel padrão onde o cedente visualizará os boletos em carteira de todos os seus convênios. Por meio dele é possível emitir segundas vias e comandar o envio de boletos por e-mail.

Portal do sacado

O portal do sacado é um ambiente onde o pagador visualizará os boletos emitidos contra seu CNPJ através de um acesso com login e senha (fornecidos previamente via e-mail).

Sacado embutido

Na funcionalidade do sacado embutido, é possível integrar a tela de visualização de boletos do Cobrança Eletrônica ao site do cedente. Nesse cenário, o cliente realizará login no site do cedente e uma tela embutida no site carregará os boletos disponíveis para emissão.

E-mail com boleto em PDF

É possível configurar o envio automático de e-mails com boletos em anexo para os sacados no momento da confirmação dos títulos no banco.

Emissão via POST

Uma URL com parâmetros do método post é fornecida ao cliente, que preencherá os campos obrigatórios para a emissão do boleto. A Nexxera processará as informações enviadas através da URL e devolverá ao cliente o PDF do boleto. A emissão via POST é realizada apenas para boletos sem registro.

URA

Permite integrar a base de boletos do Cobrança Eletrônica com a central de atendimento (URA) do cliente através de um webservice.

Grupo Nexxera, 2020. Todos os direitos reservados.

Somos comprometidos com a sustentabilidade. Para saber mais, conheça o Instituto Nexxera.